sábado, julho 22, 2006

O Cristão como Atalaia

Nas antigas cidades muradas havia o atalaia. Ele surgiu da necessidade de evitar os perigos dos invasores e ladrões. Era uma função obrigatória de defesa social, de abrigo das cidades e das nações.
Esses antigos guardas desempenhavam um papel de grande responsabilidade. Ao seu cuidado previdente e vigilância incansável ficavam entregues o sossego e a vida do povo; dia e noite tinham que vigiar (Is 21.8, 11, 12; 62.6).
A impiedade é o inimigo que anda a rondar o destino das criaturas. Ninguém escapa das suas investidas, por isso as Escrituras comparam os cristãos a atalaias e vigias fiéis.

A obra principal da Igreja é proclamar o evangelho, falar ao mundo da necessidade da salvação de Jesus Cristo e de como ele veio morrer por gente como nós, pecadores.
Assim como as cidades necessitam de guardas, policiais que garantam a ordem e o bem-estar da sociedade, a Igreja também tem a responsabilidade de oferecer proteção espiritual. A negligência da polícia militar ou civil pode trazer graves conseqüências. Imagine a sua cidade sem policiais. Como seria?
Da mesma maneira, se a Igreja esquecer-se de proclamar a mensagem da salvação, terá cometido uma grave falta, o pecado da negligência. Coisas supérfluas podem ser adiadas; as necessárias nunca. Festas, rituais, organizações eclesiásticas., templos cômodos, equipamentos eletrônicos de ponta, tudo isso é bom e útil, mas não salva ninguém. O necessário e intransferível é pregar sempre com absoluta clareza a verdade salvadora, o perigo do pecado, a graça divina e o apelo à conversão.
Antes de você responder à pergunta do título, veja algumas características de um atalaia:
1. Estar sempre vigilante. O menor cochilo era punido com rigor porque trazia conseqüências. Um guarda descuidado é inútil e perigoso como uma Igreja que dorme em vez de vigiar e proclamar a salvação em Cristo. Pregar a verdade é missão constante que deve tomar os cuidados da Igreja. Quando ela deixa para quando puder sua obra missionária, para quando terminar o templo está falhando com sua missão.
2. O guarda nas antigas cidades deveria ocupar os pontos mais estratégicos. Tinha seu posto nas portas das cidades, nos morros, nas torres e lugares altos. Assim, deve a Igreja executar sua obra evangelística. É preciso escolher os campos, os lugares, os meios e métodos de pregar e chamar os pecadores a Cristo. Nos negócios do Reino de Deus é preciso ocupar os pontos estratégicos, aproveitando os melhores meios para transmitir a mensagem. A Igreja fará isso através dos seus membros, que ocuparão os lugares estratégicos e farão os contatos com as pessoas que têm de ser avisadas do perigo. Além disso, a igreja, como instituição, poderá manifestar-se quanto às grandes questões da nossa época, denunciando o pecado onde ele aparecer.
3. O atalaia tinha que tocar a trombeta e avisar a cidade de qualquer perigo possível. Isso era feito ao mesmo tempo. Tocava a trombeta para despertar a atenção. Avisava, dando a notícia necessária no momento certo. A Igreja, portanto, tem que unir sempre em sua obra de apoio e fundamento da verdade, a trombeta e o aviso. Precisamos falar a cada pessoa em particular mas precisamos fazer a mensagem chegar à cidade toda. Precisamos chamar a atenção para o perigo (trombeta), mas também entregar a mensagem que salva (aviso). Esses dois fatores devem andar juntos.
4. O atalaia não podia dar alarme falso. Era punido quando isso acontecia.
Da mesma forma é um grave erro todo alarme falso que uma determinada igreja use na sua obra de pregar o evangelho. A mensagem é uma só. Quaisquer acréscimos ou inovações devem ser imediatamente rejeitados. Só há um aviso certo: A alma que pecar, certamente morrerá. E só há um em quem se possa ter salvação: Jesus (At 4.12).

9 comentários:

Projeto Mãos Dadas disse...

Valeu amado!!!
Estava a procurar um estudo com

o tema ATALAIA...
fui feliz em achar o teu estudo!
Parabéns amado!!!
Fk com DEUS.

Projeto Mãos Dadas disse...

Me en

Anônimo disse...

DEUS ABENCOE ME AJUDOU MUITO IRMAO, DEUS CONTINUE TE DANDO SABEDORIA COMO DE SALOMAO PARA MAIS TEXTOS E ESTUDOS PARA O IRMAO,
A PAZ DO SENHOR!!

maria eduarda disse...

Ir.Maris Eduarda

Unknown disse...

Que o SENHOR JESUS te abençoe,meu amado irmão estava procurando um estudo sobre atalaia e achei o seu é uma benção.

Unknown disse...

oi meu amado a paz!
muito obrigada por esse estudo
pois tenho uma amigo que eu chamo de atalaia pois ele e uma grande responsabilidade em minha vida, pois todos nós temos que ter um atalia neh, nos guardando nos avisando e nos ajudando a enfrentar osperigos da vida,
o senhor esta de parabens por esse estudo!

Unknown disse...

Que o Senhor continue a te abençoar. irei usar seu estudo em uma pregação!!!!!

Andressa disse...

Olá a Paz do Senhor Imrão...
Fico feliz por achar esse estudo so bre Atalaia,muito interessante,gostei muito e tirou muitas duvidas,Deus abençõe a sua vida a cada dia..Fica com Deus

Anônimo disse...

Gostei muito que Deus continue abençoando o irmão!

Related Posts with Thumbnails