quarta-feira, maio 23, 2007

Quem eu penso que sou?

Geralmente os grande parques de diversões (como o PlayCenter em São Paulo) têm uma Casa dos Espelhos. Se você nunca foi a uma, com certeza já viu em desenhos animados, não é mesmo?
O que acontece quando estamos na frente desses espelhos? Ficamos altos, baixos, gordos, magros, musculosos, raquíticos, etc. Eles foram projetados para mudarem nossa fisionomia, nos fazendo ver aquilo que não somos realmente.
Às vezes fazemos isso conosco também. Projetamos espelhos que nos enganam. Achamos que somos o que não somos. Na maioria das vezes nos achamos piores do que realmente somos. Mas será que estamos certos? O espelho que construímos é bom mesmo? Ou nos mostra o que não somos?
Como você se vê?


1. O que é auto-imagem?

A Palavra de Deus diz: "…digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém…" A primeira implicação do texto é que todos pensam alguma coisa a respeito de si mesmo. Auto-imagem é isso. É o conceito que fazemos de nós mesmos. Achar alguém que nunca tenha pensado nada a respeito de si mesmo vai ser tão difícil quanto achar alguém que não tenha reflexo diante do espelho.
"Já entendi. Mas por que preciso estudar isso? Você não tem nada a ver com minha vida!" Leia novamente o versículo acima. Você é capaz de dizer qual é o assunto que Paulo está tratando? Ele está escrevendo sobre os dons espirituais e sobre como sendo membros diferentes ainda assim pertencemos a um só corpo. Falar, portanto, sobre auto-imagem é muito mais do que falar sobre um indivíduo apenas. É falar sobre toda a Igreja de Cristo. Você não acha isso importante?

2. Eu: nem mais nem menos

Nós agimos de acordo com o que pensamos que somos. Sobre isso, Salomão escreveu: "…como imagina em sua alma, assim ele é…" (Pv 23.7). Como já vimos também: "digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação" (Rm 12.3) e: "…não sejais sábios aos vossos próprios olhos." (Rm 12.16).
Alguns se acham melhores do que os outros ou pelo menos agem como se o fossem. Por vezes a presença de uma pessoa assim chega até a incomodar de tanto que faz propaganda de si mesma e, na maioria das vezes, não constrói nada de bom, apenas destrói. Você conhece alguém assim?
Na verdade este "complexo de superioridade" é apenas um disfarce. Essa máscara de "eu sou melhor" apenas esconde insegurança e um profundo desejo de ser aceito pelos amigos. Assim já dizia um antigo provérbio: "Quem fala, não sabe. Quem sabe, não fala."
Por outro lado existem aqueles que se inferiorizam. Na igreja esse sentimento de inferioridade é muitas vezes camuflado. Essas pessoas que se sentem inferiores põem uma plaquinha na testa escrita: "Sou humilde". Humildade, entretanto, não tem nada a ver com inferioridade e nem com covardia. Uma vez ouvi um pastor falando: "O ser humano já nasce vitorioso." Sempre penso muito nisso, principalmente quando me recordo da explicação dessa frase: "A concepção é o resultado de uma corrida. Milhões de espermatozóides disputam para ver quem vai fecundar o óvulo primeiro. Vence o mais forte e mais rápido." O pastor concluiu dizendo que somos o melhor que nossos pais poderiam produzir. Por isso, nascemos já vencedores.
Nem um extremo, nem outro; nem mais nem menos; mas como diz o texto, com moderação.

3. Uma auto-imagem equilibrada

O jeito é nos aceitarmos como somos. Nada de nos acharmos sábios demais, porém, sem nos desvalorizamos. É necessário termos uma auto-imagem equilibrada.
Não temos apenas defeitos ou qualidades. Alguém que tem uma auto-imagem equilibrada conhece suas potencialidades e seus limites. Desenvolve suas qualidades e aprende a conviver com seus defeitos, tentando minimizá-los pelo poder do Espírito Santo. Você é assim? Vamos fazer um teste. Tente escrever em um papel cinco qualidades e cinco defeitos que você acha que lhe são peculiares. Se quiser averiguar se suas respostas fazem jus a realidade, peça para outras pessoas em quem você confia fazerem o mesmo sobre você. Compare suas respostas com as delas.

4. Melhorando minha auto-imagem

Para melhorarmos nossa auto-imagem, eis algumas dicas:

4.1. Procure Conhecer mais a Deus

Uma das coisas mais valiosas para os índios no começo da colonização na América era o espelho. A única forma de o índio poder conhecer sua fisionomia era através do reflexo das águas dos rios, em águas calmas. Desse jeito não era possível saber perfeitamente como eram, mas somente ter uma idéia distorcida. Por isso, quando os portugueses chegaram ao Brasil, os índios trocavam qualquer coisa para ter um espelho em mãos.
De certa forma somos como os índios. Não somos capazes de conhecermos a nós mesmos o suficiente sem ajuda (1Co 13.12). Essa ajuda deve ser do especialista no assunto. Deus é o nosso criador e por isso pode nos ajudar; ele conhece cada detalhe sobre nós (Jo 2.25).

4.2. Ame a si mesmo

Jesus resumiu a lei de Deus na palavra Amor.
Amor a Deus
Amor ao próximo
Amor próprio
"Amar o próximo como a si mesmo". Esse é um dos mandamentos mais repetidos e enfatizados na Bíblia (Lv 19.18; Mt 19.19; Mc 12.31; Lc 10.27; Rm 13.9).
Veja algumas atitudes que podemos ter para desenvolvermos o amor próprio:
a. Não pensar muito tempo em coisas ruins que fizemos.
b. Evitar autocríticas destrutivas, como por exemplo: Eu sou um idiota! Eu não faço nada direito! Etc...
c. Ter relacionamentos mais profundos. Ouvir e falar mais.
d. Não se comparar a ninguém porque somos iguais diante de Deus. Ninguém pode alegar que Deus o ama por ser mais bonito ou mais inteligente que outros. Não existe mérito de nossa parte.
e. Meditar mais na Palavra de Deus, pois ela fala do amor do Pai e como ele demonstra este amor a seus filhos.


Felizmente, o ser humano é um péssimo "projetista de espelhos". Por causa do pecado não há como nos vermos perfeitamente. 1Co 13.12 diz: "Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido." Somente Deus nos conhece perfeitamente e, portanto, somente Ele pode nos informar como somos... sem espelhos... nossa imagem real.
Então podemos chegar a uma máxima: Quanto mais conhecermos de Deus, mais nos conheceremos!

7 comentários:

Vinícius disse...

:)
que bom ver o blog novamente ativo!
gostei demais deste post sobre auto-imagem. É difícil o equilíbrio...

abraço pastor.

PAulo Dutra disse...

Pastor! Fiquei Feliz com a sua volta! Sempre Abençoadoras as palavras...

Grande Abraço!
Deus te Abençoe! =)

Anônimo disse...

achei edificante!Quero saber quem é o autor da frase "eu não sou quem em penso que sou..."

Giuliano L. Coccaro disse...

Olá Rev., Finalmente achou um tempinho para atualizar as postagens, neh?!? rs

...sempre é atual e oportuno tratar dos ídolos que se levantam dentro do coração humano, os quais, mtas vzs, somos nós mesmos...

Deus lhe abençõe.

Raniere Menezes disse...

http://frasesprotestantes.blogspot.com/

Learning to Dream (*_*) disse...

Fui privilegiada em receber essa palavra em um momento oportuno.
Pastor.Que o Senhor continue te abençoando em sabedoria e amor cristão.

O cara disse...

A reflexão sobre auto-imagem assim como todas as demais está ótima!!! Parabéns pelo conteúdo da reflexão e que Deus continue usando o irmão cada vez mais. Graça e paz seja com todos!

Related Posts with Thumbnails